Governo anuncia criação da Agência Brasileira de Museus

O presidente Michel Temer assinou segunda (10) uma medida provisória para criar a Abram (Agência Brasileira de Museus), que vai abarcar o que é hoje o Instituto Brasileiro de Museus.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o governo ainda estuda ainda passar para a nova entidade a gestão do Museu Nacional. O local atualmente está sob responsabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em princípio, a Abram vai fazer a gestão dos museus que estão sob o comando dos Ministérios da Cultura e da Educação. A instituição também vai administrar os recursos que deverão ser investidos no setor por meio dos fundos patrimoniais – que também serão criados em outra medida provisória.

A MP vai estabelecer as regras para a formação dos fundos e a utilização deles na conservação do patrimônio histórico brasileiro, mas também deverá versar sobre o uso de fundos para outras áreas, como educação.

Os fundos são considerados pelo governo como um passo fundamental para dar sustentabilidade permanente às instituições que cuidam do patrimônio brasileiro.

por Metro1

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*