Outorga de migração para FM da Rádio Povo Ribeira do Pombal é assinada em Brasília

Na tarde da última terça-feira (11/09), foi assinada a outorga que autoriza a migração para FM da Rádio Povo Ribeira do Pombal e, assim, operar na frequência 91,9 MHz. Participaram do ato o Ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, e representantes do Sistema Pazzi de Comunicação, Roberto Pazzi e Luciana Pazzi.

A próxima etapa será a fase de testes, que deve durar cerca de 1 mês. Com isso, a partir de outubro de 2018, a população pombalense e da região poderão continuar acompanhando a Rádio Povo, desta vez como FM.

Esta é a terceira emissora do Sistema Pazzi de Comunicação que realiza a migração de AM para FM. A primeira foi da cidade de Jaguaquara e, em seguida, Jequié. Além dessas, ainda há Rádio Povo em Poções, Ubatã e Feira de Santana, que também passarão pelo processo de migração de AM para FM.

Diferença entre AM e FM

Amplitude Modulada (AM) transmite o som, alterando a intensidade do sinal. Frequência Modulada (FM) transmite o som, alterando a frequência do sinal.

A frequência modulada (FM) é pouco afetada pelos ruídos presentes durante a radiação do sinal, pois na modulação FM a frequência é que varia, e não a amplitude (AM), como consequência disso, há uma melhora na qualidade da transmissão, pois a frequência modulada requer uma largura de banda maior.

Para se ter uma ideia uma transmissão de rádio AM, pode ser realizada numa faixa de 10KHz, enquanto que para uma transmissão de rádio FM são necessárias larguras de banda da ordem de 200KHz.

Além disso, vários aparelhos recebem apenas o sinal de FM, pois o AM, por operar numa frequência baixa, consome mais energia para ser captado do que o de FM. A instalação do receptor aumentaria o consumo de bateria e encareceria o valor do produto. Outra questão é a antena, que no caso do FM está, muitas vezes, integrada no fone de ouvido, enquanto para AM precisaria de uma antena maior.

por Rádio Povo Ribeira do Pombal

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*