Fiéis participam de procissão em homenagem a São José neste domingo (19)

Foi realizada no início da manhã deste domingo (19), às 05h30min, uma procissão em homenagem ao Dia de São José, celebrado hoje pela Igreja Católica. A caminhada partiu do Colégio Padre Ovídio, na Avenida Senhor dos Passos, em direção à Catedral da Matriz, que ficou lotada de fiéis. Ao final, todos participaram de uma missa, celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zannoni Demettino de Castro.

A devota Rita Rodrigues Santos, de 90 anos, diz que acompanha a procissão em homenagem a São José desde os 12 anos. “Sou devota de São José, porque sou católica. Minha família toda é católica. São Jose significa tudo, o pai adotivo de nosso senhor Jesus Cristo. Eu agradeço por estar aqui até hoje. Estou com artrose, mas estou aguentando caminhar. Nesse dia de São José, peço chuva, que eu gosto muito de plantar. Com fé em São José, vai chover”, afirmou.

O arcebispo Dom Zanone falou sobre o significado da festa para os católicos e que foi o santo. “São José é o esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. Aquele que a tradição chama o justo. A igreja está redescobrindo a pessoa de São José, por isso que a cada celebração, nós nos referimos ‘Maria, mãe de Jesus, e São José, seu esposo’. Assim, nos alegramos e nos preparamos para a festa de São José, que esse ano cai no dia 20 por causa do terceiro domingo da Quaresma”.

Segundo Dom Zanone, São José também é o patrono de toda a igreja. “Aquele que junto de Deus intercede por nós e aquele que fez a vontade do Pai, como Maria. E a vida dele toda assumiu essa paternidade, conduziu a família, preparou e ensinou uma criança. Como Maria, ele ensinou seu filho a andar, a ser pessoa e a formar seu caráter”.

O arcebispo explicou que no dia de São José, o povo nordestino tem a expectativa de chuva depois uma seca grande. “Essa é uma tradição muito bonita. Nós não temos controle sobre a questão da seca, mas somos chamados a conviver com ela”, afirmou.

Veja mais fotos da procissão em homenagem a São José:

Fonte: Acorda Cidade

Deixe seu comentário

comentários