Informativo SECOM PMFS

28/06/2017   
 
Humildes ganha “cara” de arraiá para o maior São Pedro da região

 

Aos poucos o distrito de Humildes vira um cenário de grande arraiá. Movimentação intensa para promover a maior festa de São Pedro da região, que acontece de quinta, 29, a sábado 1º de julho.

Funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Públicos cuidam da grama e do mato. Na área das barracas, movimentação intensa.

Elizabeth de Jesus monta a barraca onde vai vender comida e bebidas com a mãe. Acompanha a festa há muitos anos. “Mais de 20 anos aqui na festa e todos os anos, graças a Deus, ganhamos um dinheirinho”, acentua.

Nos dois palcos os últimos ajustes. “Tudo está caminhando bem e vamos terminar a montagem de toda a estrutura dentro do prazo estabelecido”, destaca Luciano Oliveira, coordenador de montagem de estruturas da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

A Defesa Civil faz um trabalho preventivo. Os barraqueiros são orientados sobre cuidados para evitar acidentes. “Principalmente cuidados relacionados à parte elétrica e com fogões”, explica Pedro Américo, coordenador do órgão.

Tudo organizado no capricho para receber a grade de atrações programadas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

ATRAÇÕES

O São Pedro de Humildes terá, na quinta-feira, 29, a banda local Beijo Roubado, Menina Faceira, Naldinho e Leo Rios, Pablo e Capim Molhado. No dia 30, Beto Pitombo abre a noite, logo após terá Acarajé com Camarão, Caviar com Rapadura, Solange Almeida e Caracu com Ovo. No último dia, 1º de julho, a animação ficará por conta de Diego Alison, Jota Sobrinho, Filé de Camarão, Arreio de Ouro e Delírios do Olhar.

A festa de São Pedro também é realizada nos distritos de Bonfim de Feira e Jaíba, ambos nos dias 30 de junho e 1º de julho. Em Bonfim de Feira o primeiro dia será por conta de Timbaúba, João Almeida, Del Feliz, Chambinho e Forrozeiros do Norte. No segundo Xoxotaí, HD.com, Daniel Dial, Diego Costa e Marron Glacê.

No distrito de Jaíba os festejos começam com Neném do Arcodeon, Roquinho do Forró, Arnaldo Farias, Os Clones e Amor Voraz. O segundo dia terá Léo e Teclados, Pé de Cerca, Felipe Aladim, Banda D’play e Asas Livres.

Mais de 60 propostas votadas na IX Conferência Municipal de Saúde

 

Fortalecer a saúde pública em Feira de Santana foi o objetivo da IX Conferência Municipal de Saúde realizada na tarde desta terça-feira, 27, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria de Saúde.

Durante o encontro, cujo tema foi “Panejar é necessário”, os participantes representados por profissionais de saúde, gestores e usuários escolheram as propostas apresentadas nas Pré-conferências que irão compor o Plano Municipal de Saúde.

Mais de 60 propostas foram votadas, entre essas estão a reforma das policlínicas, o fortalecimento de ações de saúde, e a ampliação da prevenção de agravos e promoção da saúde do trabalhador em Feira de Santana.

A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, que compôs a mesa de abertura, afirmou que o Plano Municipal de Saúde vai nortear as ações nos próximos quatro anos, atendendo as necessidades da população e dentro das condições da própria gestão em executá-las.

O plano é um instrumento de gestão composto por blocos: Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Gestão.

“A confecção desse plano é um trabalho de gestão dentro da legalidade do SUS”, afirmou Denise Mascarenhas. A secretária de Saúde acrescenta que esse “é um momento de avaliar o sistema geral de saúde”.

A conferência foi aberta por Yaná Freitas, funcionária do setor de Planejamento, que norteou os ouvintes e delegados sobre a importância da votação, e a estrutura do Plano Municipal de Saúde que sintetiza as propostas.

A Conferência Municipal de Saúde acontece a cada quatro anos, sempre no primeiro ano de governo. Através dela é possível a avaliação dos serviços municipais de saúde, além da sugestão de melhorias e confecção de novas diretrizes para a política de saúde.

Balé do Teatro Castro Alves e Orquestra Neojibá entre as atrações dos 12 anos da Fundação Egberto Costa

 

A Fundação de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa comemora, entre os dias 3 e 8 de julho, seu aniversário de 12 anos. A programação contará com vários eventos que possibilitarão à população feirense experimentar, em seis dias, o que o órgão tem proporcionado em mais de um década de existência.

Estão programadas apresentações de quadrilha junina pelos alunos da Escola Municipal da Associação Cristã Feminina; contação de histórias; samba de roda; bumba-meu-boi; brincadeiras infantis; apresentação da Orquestra de Neojibá; da Orquestra Juvenil; lançamento do livro “A Biblioteca e o segredo do quarto livro”, do feirense Redivaldo Ribeiro, e do livro do 3º Concurso Municipal de Poesia; chá literário; apresentação do grupo musical ArtMaria; balé; oficina para confecção de relógios solar; atuação da peça teatral “De um tudo”; do Recital Cônico; do Musical de Baianês; além da apresentação de Balé do Teatro Castro Alves e a certificação dos alunos que cursaram as oficinas do Projeto Arte de Viver.

Os eventos ocorrerão nas instituições públicas administradas pela FUNTITEC como uma forma de incentivar a população a ocupar esses ambientes de cunho cultural e educativo.

A FUNTITEC é uma instituição de fomento à cultura em Feira de Santana inaugurada em 7 de julho de 2005. Há doze anos coopera para a existência e manutenção do diálogo entre a sociedade feirense e as instituições públicas, promovendo projetos que incentivam a criação, a produção, a pesquisa, a difusão e a memória das Artes Visuais, do Audiovisual, do Circo, da Dança, da Literatura, da Música e do Teatro na cidade.
Confira abaixo programação completa:

Dia: 03/07/17 09:00 hs
Local: Biblioteca Municipal Arnold Silva
Abertura com o Hino de Feira
Participação: Jaumira Batista e Isaias de Oliveira (teclado)
09:15 hs – Apresentação de quadrilha junina pelos alunos da Escola Municipal da Associação Cristã Feminina.
09:50 hs – Contação de historias
10:15 hs – Samba de roda, bumba-meu-boi
11:00 hs – Brincadeiras Infantis
15:00 hs – Apresentação da Orquestra Neojibá
16:00 hs – Apresentação da Orquestra  Juvenil (Projeto Música Na  Escola-SEDUC)
17:30 hs – Lançamento do livro “A Biblioteca e o segredo do quarto livro” do escritor  feirense Redivaldo Ribeiro
18:00 – Chá literário
18:30 – Encerramento

Dia: 04/07/17 19:30 hs
Local: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira
Programação: Lançamento do Livro do 3º Concurso Municipal de Poesia
Recital de poemas no concurso e do poeta homenageado Godofredo Filho, sob a direção de Gleide Gavim (ministrante da oficina de performance).
Apresentação do grupo musical ArtMaria, composta por ex- alunas do Seminário de Música, que tem em seu repertorio clássicos da MPB.

Dia: 05/07/17 14:00 hs
Local: Museu Parque do Saber Dr. Dival Silva Pitombo

Em alusão a data do aniversário da Funtitec serão realizadas atividades de cultura, ciência e tecnologia. Uma oficina para confecção de relógios solar utilizando diferentes tipos de matérias especialmente os recicláveis.

Dia: 06/07/17 19:00 hs
Local: Teatro Municipal Margarida Ribeiro
“Peleja de Chico Tampa e de Maria Tampada”
Autor- Erotildes Miranda
Diretoria- Roberval Barreto
Programação: Projeto de Recital Cônico – Musical de Baianês – peça teatral “DE UM TUDO”.
Elenco e ficha técnica
Direção – Fernando Guerreiro
Texto: Alan Miranda e Daniel Arcades, livremente inspirado no livro “Dicionário de Baianês” de Nivaldo Liraú
Musical – Geronimo Santana
Direção musical – Yacoce Simões
Elenco – Ana Mametto
Alexandre Moreira
Denise Correia
Diogo Lopes Filho
Gerônimo Santana
José Carlos Junior
Yacoce Simões
Cenário e figurino – Euro Pires
Iluminação – Fernanda  Paquelet
Coreografia – Rita Brandi
Direção de Produção – Paula Hazin
Dia: 07/07/17 19:00 hs
Local: Teatro Ângela Oliveira – Centro de Cultura Maestro Miro
Apresentação do Balé no Teatro Castro Alves
Diretor Artístico- Antrijo Sanches
Coreografias:
1-Youkáli de Constanze Mello
2-Dê Lírios de Tutto Homes

Dia: 08/07/17 17:00 hs
Local: Centro de Cultura Maestro Miro
Certificação dos alunos que cursaram As Oficinas do Projeto Arte de Viver
18:00 hs – Atividades musicais com as participações dos vencedores das Edições 13º, 14º e 15° do Festival Metropolitano de Musica Vozes da Terra  e dos vencedores das Edições 7°, 8° e 9° do Festival Metropolitano de Música Gospel.
19:00 hs – Festa dançante

CCZ vacinou cerca de três mil animais em junho

 

O Centro Municipal de Controle de Zoonoses deu continuidade, nesta quarta-feira, 28, a vacinação de cães e gatos na Unidade de Saúde da Família Conceição III. Somente no dia de hoje, 375 animais foram vacinados contra a raiva animal. Um número considerado satisfatório.

“Isso é resultado de uma equipe empenhada e de moradores preocupados em garantir a saúde do seu animal de estimação”, observa a coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro. Ao todo, no mês de junho, já foram imunizados cerca de três mil animais.

O cronograma de vacinação contra a raiva animal segue nesta quinta-feira, 29, na Conceição IV, e na sexta-feira, 30, no PSF do Nova Esperança. Já no dia 3 de julho, a vacina será disponibilizada na unidade de saúde do Morada Tropical. O imunizante estará disponível no posto de saúde do Feira IX-II, no dia 4.

A vacina antirrábica é o principal meio de controle desta doença, que é letal para animais e humanos. “A raiva é uma doença contagiosa, incurável. É 100% letal”, afirma.

 

Mangabeira passa a contar com moderno CREAS

 

Um dos bairros de maior expansão demográfica e onde estão instalados diversos empreendimentos do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, a Mangabeira acaba de ganhar o Centro de Referência Especializado em Assistência Social Maria Régis Ferreira de Lima (CREAS). O equipamento, o segundo com instalações próprias de um total de três na cidade, foi entregue à comunidade pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho no início da noite desta terça-feira, 27.

Ao inaugurar o equipamento, o prefeito José Ronaldo ressaltou a presença da administração municipal durante sua gestão naquela região da cidade através de inúmeras obras. E na oportunidade reafirmou o compromisso de pavimentar também as ruas Cordeirópolis, onde foi construído o CREAS, Cícero Lima, B, Vitória do Mearim e travessas Boa Esperança e Iguatemi.

Enquanto isso, o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, observou a diferença das instalações alugadas para as do prédio próprio construído nos padrões adequados. E ressaltou também a importância do equipamento estar justamente na região onde está a maioria dos usuários de seus serviços.

Para o morador Edvaldo Santos de Jesus, a instalação do CREAS valoriza o bairro.

A mesma opinião é do líder comunitário Hamilton dos Santos. “Esse equipamento vem ampliar o trabalho que já vem sendo feito de assistência social dentro do bairro.

E a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Maria Régis, que empresta seu nome ao CREAS, comemorou a entrega de “mais um equipamento público à comunidade. Um trabalho belíssimo de prevenção à violência”.

Durante a inauguração também estiveram presentes o vice-prefeito Colbert Martins Filho, os vereadores Luiz da Feira, João de Bililiu, Cadmiel Pereira,  Zé Curuca, Lulinha da Conceição, Ron do Povo e José Carneiro, e os secretários municipais Valdomiro Silva, Ozeni Moraes, Sérgio Carneiro e o suplente de deputado federal Zé Chico.

Deixe seu comentário

comentários