Informativo – SECOM -PMFS

 

06/12/2017   
 

Prefeito faz balanço do governo no Bom Dia Feira e anuncia novo pacote de obras


Com uma entrevista transmitida simultaneamente em vários suportes das redes sociais ancoradas na Internet, o prefeito José Ronaldo de Carvalho respondeu as perguntas elaboradas pela produção do Programa Bom Dia Feira e pelos ouvintes da Rádio Princesa FM, na manhã desta quarta-feira,7.

No jornalístico liderado pelo radialista Dilson Barbosa, José Ronaldo deu sequência à série de entrevistas que costuma conceder nos finais de ano às emissoras de rádio locais, com vistas a fazer um balanço de sua administração e anunciar novos projetos de Governo.

A implantação do BRT, por exemplo, que vai impulsionar a política de mobilidade urbana fomentada pelo seu governo, deverá ocorrer dentro dos próximos sete meses.

Maior e mais complexa obra de engenharia em andamento na cidade, o túnel da Avenida João Durval Carneiro sob a Avenida Presidente Dutra já se encontra com 75% das obras concluídas e, segundo o prefeito, estão faltando a conclusão de obras na estação de transbordo, e a resolução de uma demanda de ordem judicial, relacionada a uma das empresas de ônibus que vai explorar o serviço.

Centro de Convenções

 

Instado a falar sobre o centro de convenções, cujas obras se encontram interrompidas e foram iniciadas acerca de onze anos, José Ronaldo foi contundente ao afirmar que o “Governo do Estado nunca quis construir o equipamento”, citando como exemplo o Centro de Convenções de Salvador, construído na gestão de Roberto Santos, e que “deixaram ser destruído”.

“É justo a Prefeitura Municipal, que doou o terreno numa área maravilhosa, pleitear a troca por um terreno abandonado para construir um prédio para abrigar algumas secretarias e economizar com o pagamento de aluguel. Mas se isso for empecilho para a construção do Centro de Convenção, a Prefeitura dispensa a permuta”.

Saneamento Básico

 

Inspirada num projeto urbanístico originalmente concebido pela Secretaria Municipal de Planejamento, a Lagoa Grande é outra obra do Estado que, de acordo com Ronaldo, a Prefeitura não assumirá a sua manutenção (conforme proposto pelo governador), enquanto o Estado não concluir as obras de saneamento sanitário nos bairros do entorno da lagoa, e que se encontram paralisadas desde janeiro.

“A Lagoa Grande é 100% contaminada com águas de esgoto. É impossível para a Prefeitura receber esta obra sem que as obras de esgotamento sanitário sejam concluídas”, ponderou.

Novo Pacote de Obras

 

Após responder, a miúde, às inúmeras indagações dos ouvintes sintonizados no Bom Dia Feira, preocupados com algumas demandas relacionadas aos seus respectivos bairros, José Ronaldo anunciou que nesta quinta-feira, 7, às 9h, na Avenida Sampaio, estará lançando mais um Pacote de Obras.

Na oportunidade, serão anunciadas ordens de serviços para a realização de obras de infraestrutura na sede do Município e nos distritos, a exemplo de pavimentação de ruas, construção de praças, postos de saúde, escolas, campos de futebol, iluminação pública e áreas de lazer.

Ônibus do Hemoba coleta sangue de doadores até sexta, no centro de Feira


O número de pessoas que se inscreveram para doar sangue na unidade móvel de coleta do Hemoba passou de 60, nesta terça-feira, 5. A coleta foi iniciada na segunda-feira e o acumulado nestes dois dias supera a 65 bolsas.

A iniciativa é resultado de parceria firmada entre a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Saúde, e o Hemoba. A campanha acontece pela terceira vez.

O ônibus do Hemoba está parado no estacionamento da Prefeitura, onde vai ficar até a próxima sexta-feira, 8. As doações serão decisivas para formar o estoque de final de ano, quando a demanda aumenta significativamente.

Pessoas saudáveis podem doar. A idade é a partir dos 16 anos – neste caso o doador deve estar acompanhado por um responsável. Devem estar alimentadas, o peso a partir de 50 quilo e se ingerir bebida alcoólica a doação deverá ser feita 12 horas depois do último gole.

Objetivo é abastecer estoque do Clériston Andrade


A campanha objetiva o reforço no estoque estratégico do Banco de Sangue do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), a instituição, diz a assistente social do Hemoba, Márcia Almeida. Segundo ela, a demanda naquela unidade de atendimento de pacientes de alta complexidade é variável. O Banco de Sangue do HGCA atende aos seus pacientes mais a demanda do Hospital Estadual da Criança. “Uma bolsa de sangue é fracionada em até quatro tipos de hemocomponentes”, observa.

PERSONAGEM 1


Priscila Natália Pereira Ferreira, estudante, que doou sangue pela segunda vez

“As pessoas devem se conscientizar sobre a sua importância. Ajudar está na essência de querer ajudar quem precisa, salvar vidas”.

PERSONAGEM 2

Antônio Mariá (à esquerda), educador físico

“Estou na campanha para ajudar o banco de sangue a recompor o estoque e a parte usada por um amigo, recentemente. Ninguém sabe o amanhã. Ajudar é sempre bom”.

Sinalização deixa mais seguro trânsito na Francisco Pinto


A avenida Francisco Pinto ganhou nova configuração, em termos de sinalização vertical. O semáforo que funcionava a altura de um call center, foi removido para as imediações da praça da Concórdia, na Vila do Derba.

O novo equipamento foi instalado a pouco mais de cem metros adiante da localização anterior, sentido centro. A área da antiga localização do equipamento passa por intervenção na sua infraestrutura.

A reestruturação não apenas facilitou o retorno dos veículos, mas deixou a manobra mais segura – no local anterior estavam acontecendo acidentes devido ao retorno ilegal praticado por alguns motoristas.

Apenas eram autorizados a retornar sob o semáforo quem trafegava sentido centro da cidade. Alguns acidentes aconteceram porque motoristas estavam fazendo a manobra proibida.

Neste trecho, sentido centro, a avenida ganhou a terceira pista de rolamento, que vai favorecer o fluxo de veículos – a avenida é uma dos principais acessos da cidade. O acesso ao retorno foi pavimentado.

Operários trabalham na construção de uma parece de contenção que vai reduzir a erosão e direcionar o escoamento das águas de chuva no trecho onde ficava o semáforo.

Deixe seu comentário

comentários