Informativo – SECOM- PMFS

24/05/2018   
 
Biblioteca Municipal recebe acervo de quase um século do jornal Folha do Norte

O acervo do jornal Folha do Norte no período de 1920 a 2017 foi doado para a Biblioteca Municipal Arnold Ferreira Silva. São milhares de exemplares com importantes registros da história de Feira de Santana em quase um século. Todo o material será digitalizado e disponibilizado para pesquisas. Considerado o jornal em circulação mais antigo da Bahia, o Folha do Norte completa 109 anos em 17 de setembro. Foi fundado por Tito Ruy Bacelar, João Vital, Dálvaro Silva e Arnold Silva, este último que dá nome a biblioteca. .

Para a chefe de Divisão de Bibliotecas, Telma Freitas de Melo, além do enriquecimento de conteúdo que este acervo representa para a instituição, outro aspecto bastante positivo é a preservação deste material. “A biblioteca passa a dispor de um material que é muito importante para estudantes, pesquisadores, profissionais de comunicação, ou seja, para o público em geral”, considera.

Patrimônio cultural de Feira e da Bahia, considera presidente da Funtitec

O presidente da Fundação Egberto Costa – FUNTITEC, Antônio Carlos Coelho, observa que o jornal Folha do Norte “já pode ser considerado como patrimônio cultural, não só de Feira, mas também do estado da Bahia. É um acervo muito grande sobre a história da cidade nesses últimos 109 anos”.

A coordenadora do acervo de jornais da Biblioteca, Maura Rubia Lima Cedraz de Almeida, lembra que o jornal Folha do Norte já é há algum tempo uma importante fonte de pesquisas para muitas pessoas. “E agora que este acervo fica disponivel na Biblioteca, facilita bastante para quem busca as informações”, observa.

Atividades de saúde, ações sociais e de lazer serão ofertadas no Residencial Vida Nova Asa Branca

Vários serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, corte de cabelo, testes vocacionais, ofertas de linha de crédito e agendamentos para a Casa do Trabalhador serão ofertados a moradores do Residencial Vida Nova Asa Branca, nesta sexta-feira, 25, quando acontece a Ação Global, iniciativa do Programa de Convivência Social e Cidadania – Minha Casa Minha Vida. As atividades acontecem das 9h as 16h.

Também serão prmovidas atividades recreativas como fitdance e reciclagem de materiais plásticos e papelões para crianças. As secretarias de Desenvolvimento Social, Esporte Cultura e Lazer, Habitação, Saúde, Seprev e instituições como Sebrae, Senai, Sesi e Casa do Trabalhador e Caixa Econômica Federal estarão presentes na ação.

Reorganização da Região Metropolitana de Feira de Santana é uma das metas do prefeito

A necessidade imperiosa de o governo do Estado construir um novo hospital de emergência e duplicar a pista do Aeroporto João Durval Carneiro, a requalificação do Centro Comercial, o BRT e a implantação de outros modais alternativos para dinamizar a mobilidade urbana, são algumas bandeiras que vêm sendo defendidas pelo prefeito Colbert Martins Filho, durante entrevistas concedidas ao Rádio Feirense.

A bola da vez, na manhã desta quinta-feira, 24, foi o Programa Bom Dia Feira, ancorado pelo radialista Dilson Barbosa. A menos de cinquenta dias à frente do Executivo feirense, Colbert Martins tem como parâmetro para a sua administração, alguns importantes centros urbanos do país,  que já atingiram patamares elevados de urbanização e qualidade dos serviços públicos disponibilizados à população, a exemplo de Campinas(SP).

Como estratégia para fortalecer o seu projeto de governo, o mandatário pretende reorganizar a Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS),  oficialmente criada em 16 de junho de 2011. O projeto prevê a implantação do Policiamento Metropolitano, e uma série de benefícios, a exemplo da redução do valor da conta telefônica entre os municípios membros.

Além de Feira de Santana, a RMFS é composta por Amélia Rodrigues, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, São Gonçalo dos Campos e Tanquinho. Já as Áreas de Expansão Metropolitana são compostas pelos municípios de Anguera, Antônio Cardoso, Candeal, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Serra Preta e Riachão do Jacuípe.

“Origem e evolução dos elementos químicos” é tema da Palestra com Pesquisadores, no Parque do Saber

O Museu Parque do Saber realiza nesta sexta-feira, 25, a quinta edição da Palestra com Pesquisadores. O evento reúne, no salão de exposições do Museu, estudiosos para um bate-papo com a comunidade sobre ciência. Nesta edição, a geóloga Débora Correia Rios vai ministrar a palestra com o tema “Origem e evolução dos elementos químicos”.

O evento é aberto para todos os públicos e também contará com a participação de Fernando Munaretto, astrônomo amador e escritor do blog “O guardador de Estrelas”; e Geraldo Leahy, da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB.

Festa temática no MAP é opção de lazer e estratégia para o comércio local

No Mercado de Arte Popular (MAP) tem boa música o ano todo. A programação cultural se adequa ao período. Faltando um mês para o São João, agora, chegou a vez do autêntico forró animar o espaço no início das tardes de sábados. No próximo dia 26, o fole ficará por conta da Banda Chuá de Cabaça e o cantor Djalma Ferreira.

“As festas temáticas, a exemplo dos ensaios de Carnaval e Micareta, além de proporcionar o entretenimento, é uma estratégia para impulsionar o comércio, atraindo novos clientes e também os turistas”, afirma a diretora de Turismo, Graça Cordeiro, acrescentando que a “Prefeitura está sempre investindo em ações culturais no MAP”.

Ela ressalta que os shows são promovidos através da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa. “A programação do Arraiá do MAP teve início no último sábado, 19, com os shows de Neném do Acordeom e a banda Girimum com Mel, e se estenderá até o mês de junho”.

Boxes preparados para as festas juninas

E por falar em festa junina, alguns boxes já estão preparados para atender os consumidores interessados em comprar vestidos caipiras e adereços juninos, como passadeiras e presilhas. As sandálias de couro, que completam o look, estão sempre à venda no local e em variedade de modelos.

No box 65, de dona Jucélia Duarte (foto), as blusas xadrez e os vestidos caipiras estão à mostra. Eles têm de todos os tamanhos e estampas. Os valores também atendem a todos os bolsos e variam de R$ 25 a R$ 65.  E como é ano de Copa do Mundo, quem preferir optar pelo verde e amarelo vai encontrar vestidos nestas cores. “A procura pelos vestidos caipiras já começou. A expectativa é sempre de boas vendas e espero obter o retorno superior ao ano passado”, diz confiante.

De acordo com a comerciante, ela está sempre preparada para atender as demandas dos diferentes períodos do ano. “No final do ano coloco à venda moda praia. Depois me preparo para atender o Dia das Mães e no final de maio, são as roupas caipiras que ocupam espaço no box”, explica.

Quatorze garotas querem ser rainha do São João de São José

O concurso para escolha da rainha do São João de São José, no distrito de Maria Quitéria, já tem data definida. Vai ocorrer no sábado, 2 de juho, no Colégio Maria José de Lima Silveira, a partir das 20h.

Quatorze meninas disputam o título. O coordenador do concurso, José Renato da Silva, destaca alguns quesitos que serão avaliados pela comissão de jurados.

“Postura, elegância, desenvoltura e o traje, que deve ser caipira, com bota e camisa xadrez”, diz acrescentando que o concurso existe há 32 anos.

Em Humildes, ensaios já começaram

No distrito de Humildes, dez candidatas já estão ensaiando para o desfile que irá definir a rainha do São Pedro. Lá, o forró vai acontecer nos dias 29 (sexta-feira), 30 (sábado) e 1º de julho (domingo).

Deixe seu comentário

comentários

Leave a Comment