Luciana Pazzi assina contrato de mudança de AM 1.460 para FM 91,5 da Radio Povo de Jequié

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) realizou na manhã da ùltima  sexta-feira (11), em Salvador (BA), o nono mutirão de assinaturas para migração de rádios AM para FM. Desta vez, foram beneficiadas 9 emissoras da Bahia. O ministro Gilberto Kassab e a secretária de Radiodifusão, Vanda Nogueira, participaram da cerimônia, que foi realizada às 11 horas, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
Em cada mutirão promovido pelo MCTIC, são assinados os termos aditivos de adaptação das outorgas, um dos últimos passos do processo para a mudança. Depois disso, as rádios devem apresentar um projeto técnico de instalação da FM à Secretaria de Radiodifusão e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da radiofrequência. A partir da liberação, os veículos já podem começar a transmitir a programação na nova faixa.
A mudança é uma reinvindicação das emissoras AM de todo o país, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, de audiência e de faturamento. Ao migrar sua operação para a faixa FM, as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o que garante a continuidade e a modernização do serviço.
Desde o ano passado, o MCTIC já promoveu mutirões de assinaturas em Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, São Paulo e Paraíba, além de uma cerimônia conjunta em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No total, 560 emissoras já assinaram o contrato para a mudança de faixa.
Na Bahia, 64 emissoras pediram ao MCTIC para fazer a migração para o FM, sendo que 24 rádios já fizeram a mudança de faixa e outras 9 emissoras vão concluir o processo a partir do mutirão desta sexta-feira.