Do Japão para Prudente: universitária é campeã em estreia e ajuda atlética a ficar no top 3 de torneio interestadual

Judoca desde criança, Bruna Tanaka conquista o ouro no jogos “Integração Universitária”; com cerca de 260 integrantes, UAT fatura 12 medalhas na competição

A União Atleticana Toledo (UAT), da Toledo Prudente Centro Universitário, faturou duas medalhas de ouro nos jogos “Integração Universitária”, competição interestadual disputada no último final de semana, em Ilha Solteira (SP). Uma das conquistas douradas foi alcançada por Bruna Tanaka. O sobrenome já entrega! A prudentina nascida no Japão foi a melhor no judô e ajudou a atlética a ficar entre os três primeiros na classificação geral.

Com 17 anos, Bruna entrou duas vezes no tatame em Ilha Solteira, teve 100% de aproveitamento e subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria feminina absoluto. E isso que foi apenas a primeira competição dela com a camisa da UAT.

– Fiquei muito nervosa, mas deu tudo certo e foi bem legal.

A jovem é novata só na atlética e no curso de administração, porque quando o assunto é esporte, ela possui um vasto currículo. Inspirada no pai, que é faixa preta, a judoca pratica a arte marcial desde a infância.

– Comecei com uns 4, 5 anos e não parei mais. Já fui federada, e a competição mais importante para mim foi o Campeonato Paulista, em 2013, em São Bernardo do Campo, quando fiquei em segundo lugar. Guardo com carinho na memória, porque o torneio é bem difícil e eu fui muito bem. Foi bem gratificante.

Natural de Hiroshima, Bruna se mudou para Prudente quando tinha 2 anos. Seus pais são brasileiros, e ela nasceu na época que os dois estavam a trabalho no Japão. Com o judô no DNA, a universitária quer continuar colocando em prática toda a experiência e o conhecimento a favor da UAT.

– Conheci um pessoal bem bacana nos jogos Integração Universitária, do judô masculino da atlética, e espero seguir representando a UAT.

Em Ilha Solteira

Além do ouro de Bruna, o judô também foi responsável por mais três medalhas para a UAT: prata por equipe (misto) e no masculino abaixo de 75kg e bronze no masculino acima de 75kg. O outro título foi alcançado no futebol masculino.

Já as seguintes modalidades da atlética conquistaram o segundo lugar: vôlei, handebol, futsal e tênis de mesa masculino e basquete feminino. O bronze no tênis de mesa feminino e no xadrez misto completam as 12 medalhas obtidas pela UAT.

– No ano passado, nós terminamos em quinto lugar, e agora em terceiro na classificação geral. Só ficamos atrás da Unesp de Ilha Solteira, que foi sede, e da Federal de Campo Grande (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que é enorme. E isso que terminamos com pouca diferença de pontos para eles. Foi muito bom. Levamos ao todo 257 pessoas, nossa maior delegação disputando o torneio – falou o representante da UAT na comissão organizadora do evento, Ramon Silva.

Ao todo, oito atléticas de três Estados (São Paulo, Goiás e Minas Gerais) disputaram a competição. O próximo compromisso da UAT é no dia 15 de junho: os Jogos Universitários de Direito, em Itapetininga. (Globo Esporte)

Bruna Tanaka pratica o judô há cerca de 10 anos (Foto: Cristiane Ishizava / Judô Nacional)

Leave a Comment