Ouro em Sochi, patinadora russa sofre com anorexia e se aposenta aos 19 anos

Campeã olímpica por equipes aos 15 anos, Yulia Lipnitskaya confirma afastamento do esporte em meio a luta contra a doença

os 19 anos, a pationadora russa Yulia Lipnitskaya teve a aposentadoria dos esportes anunciada nesta segunda-feira. Segundo a própria mãe da atleta, o motivo é a luta dela contra a anorexia – distúrbio alimentar que provoca perda de peso excessiva. Yulia ganhou destaque mundial e passou a ser tratada como um dos principais talentos da modalidade quando foi campeã olímpica por equipes nos Jogos de Inverno de Sochi, em 2014, apenas aos 15 anos.

– Yulia informou ao gerente da Federação sobre sua decisão de encerrar a carreira ainda em abril, quando voltou da Europa, onde passou por um tratamento de três meses contra a anorexia – disse a mãe da atleta, em entrevista à agência russa de notícias Tass.

Natural da cidade de Ekaterimburgo, Lipnitskaya, começou a chamar a atenção no início de 2014, quando conquistou um ouro no Campeonato Europeu de patinação. Menos de um mês depois, foi um dos desaques dos Jogos de Inverno na Rússia. Ainda em 2014, conquistou a medalha de prata no Mundial de patinação realizado no Japão. (Globo Esporte)

Campeã olímpica por equipes aos 15 anos, Yulia Lipnitskaya confirma afastamento do esporte em meio a luta contra a doença. Foto divulgação Globo Esporte

Leave a Comment