Secretaria do Meio Ambiente de Feira de Santana vai lançar documentário sobre Rio Jacuípe

Realizar um diagnóstico completo das barragens e dos rios de vários municípios da região de Feira de Santana e principalmente o Jacuípe e seus afluentes, é o trabalho de um documentário que será feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O Chefe de Educação Ambiental da prefeitura, João Dias explicou a necessidade de realizar esse documentário.

“As escolas municipais tem se queixado, não só de Feira de Santana, mas também de outros municípios das necessidades que nós temos de cuidar dos rios, das lagoas e das nascentes. Alguns países do mundo, como por exemplo o Canadá, descobriu desde cedo que não se pode cuidar daquilo que não se conhece, então o objetivo principal é tornar conhecido dos nossos rios e das barragens que existem nos rios, mas a finalidade é a educação ambiental”, explicou.

Ainda segundo João Dias, no documentário vai explicar o porquê se constrói uma barragem e quais as consequências que podem causar após a construção, além dos estudos dos conjuntos de aves e peixes e uma preocupação por parte da equipe depois de observações feitas em determinados lugares com a extinção desses animais.

O Chefe de Educação Ambiental informou que o documentário tem como alvo principal o Rio Jacuípe. O trabalho de planejamento e levantamento dos locais a serem visitados já começou.

“Houve uma conversa com todas as pessoas que irão trabalhar e agora estamos fazendo um levantamento das Barragens do França no município de Piritiba, na divisa com Miguel Calmon, Barragem João Durval Carneiro no município de São José do Jacuípe e depois vamos a Riachão do Jacuípe, onde tem uma afluente do Rio Jacuípe”.

O documentário tem como objetivo mostrar os problemas enfrentados nos rios, como a descarga de esgoto sem tratamento, desmatamento e as queimadas.

por Acorda Cidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*