
Uma das novidades anunciadas é a possibilidade de reembolso para quem desistir de fazer a prova no novo calendário
O Ministério da Gestão e Inovação divulgou nesta quinta-feira (4), o novo cronograma e ajustes no edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”.
Em maio, o governo federal decidiu adiar a aplicação do concuro após a situação de calamidade no Rio Grande do Sul, provocada por fortes chuvas que assolaram a região.
Uma das novidades anunciadas é a possibilidade de reembolso para quem desistir de fazer a prova na nova data e a previsão de aplicação extraordinária da prova em caso de novos desastres.
Para os candidatos com residência no Rio Grande do Sul, o ministério anunciou que será permitida a alteração de local de prova, por ainda não ter sido normalizada totalmente a logística aérea com o estado.
No caso de reembolso – para qualquer candidato inscrito em todo o país – e de mudança de local de prova (apenas para os candidatos residentes ou inscritos no Rio Grande do Sul) o prazo vai de 5 a 7 de julho.
De acordo com a Pasta, o cartão de confirmação de inscrição, com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado no dia 7 de agosto. A prova será realizada dia 18 de agosto. Os resultados finais vão sair até 21 de novembro e a convocação para posse deve ter início em janeiro de 2025.
Cronograma
Todo o processo do CNPU deverá ser finalizado no final de novembro: no dia 21 serão divulgados os resultados e, no dia seguinte, em 22 de novembro, terá início a convocação dos candidatos aprovados e aqueles classificados para curso de formação.
Veja as datas
- 4 de julho – Publicação de Decreto e retificação do Edital;
- 5 a 7 de julho – Disponibilização de sistema para os candidatos do Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados ou candidatos de outros estados que fariam prova no RS s
- olicitarem alteração do polo de provas e para candidatos de todo o Brasil solicitarem devolução da taxa de inscrição;
- 7 de agosto – Disponibilização dos Cartões de Confirmação;
- 18 de agosto – Aplicação das provas;
- 18 de agosto – divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h);
- 20 de agosto – divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
- 20 e 21 de agosto – prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
- 10 de setembro – disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
- 8 de outubro – divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
- 21 de novembro – divulgação final dos resultados;
- Janeiro 2025 – início da convocação para posse e cursos de formação.
Seja o primeiro a comentar